Cabine Histórica: Viagem ao passado do 16 de Setembro – Nasce Rourke!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do 16 de Setembro – Nasce Rourke!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 16 de setembro de 1952 onde nascia Philip Andre Rourke Jr. nasceu em uma família católica irlandesa e cresceu em Liberty City, Miami. Seus esportes favoritos são o beisebol e o box.

Rourke estudou arte dramática com Sandra Seacat, no famoso Actors Studio, iniciando sua carreira como ator no final da década de 1970. Sua primeira participação no cinema seria no filme “1941”, dirigido por Steven Spielberg.

No início da década de 1980, Rourke conseguiu papéis mais importantes, em filmes como “Coração Satânico” e “Nove semanas e meia de amor”, com Kim Bassinger. Alcançou sérios elogios da crítica por sua participação em “Barfly”, filme em que interpreta o escritor Charles Bukowski, com quem Rourke estabeleceria grande amizade.     Box e retorno ao cinema   Em 1991, Rourke optou por se tornar um boxeador profissional. Sem grande êxito, abandonou a carreira quatro anos depois, mas as cicatrizes em seu rosto exigiram várias cirurgias plásticas.

Rourke retomou, então, sua carreira cinematográfica, mas relegado a papéis menores, em filmes sem grande importância. Nos últimos anos, seu melhor desempenho foi no filme “Sin City”, do diretor Robert Rodriguez, no papel de Marv.

Seu grande retorno veio com o “O lutador”, de 2008, dirigido por Darren Aronofsky. Com esse filme, Rourke ganhou o Globo de Ouro de melhor ator – e foi um dos indicados ao Oscar 2009, também como melhor ator.

Entre seus projetos, está “Sin City 2” que sairá esse mês nos cinemas!.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1498 – Morre Tomás de Torquemada, primeiro inquisidor geral da Espanha.

1810 – Levante pela Independência do México.

1817 – Criação da capitania de Alagoas.

1830 – Em Honduras, o general Francisco Morazán toma posse da presidência da Federação da América Central.

1895 – A Assembléia Constituinte de Cuba escolhe Salvador Cisneros Betancourt presidente da República, em substituição a José Martí.

1896 – Morre o compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes.

1924 – Nasce Lauren Bacall, atriz norte-americana.

1925 – Nasce Riley Ben King, “B.B. King”, guitarrista, cantor de jazz e acadêmico norte-americano.

1929 – Paraguai e Bolívia assinam tratado de paz. Anos depois, no conflito conhecido como a “Guerra do Chaco”, os dois países disputariam territórios ricos em petróleo, nos Andes.

1934 – Espanha é reeleita como membro da Sociedade das Nações.

1936 – Morre na Islândia, com 38 de seus companheiros, o cientista francês Jean Baptiste Charcot, ao naufragar o navio oceanográfico “Pourquoi-Pas”.

1941 – O líder do Irã, Reza Shah Pahlevi, simpático ao nazismo, abdicou em favor de seu filho Reza Pahlevi, de 23 anos.

1944 – Fim da Conferência de Quebec, com um acordo total entre Churchill e Roosevelt sobre a guerra contra Alemanha e Japão.

1955 – Um golpe militar depôs Juan Domingo Perón, presidente da Argentina. Ele só voltaria a governar o país depois de um exílio de 17 anos na Espanha.

1963 – O Santos tornou-se bicampeão mundial interclubes ao derrotar o Milan por 1 a 0.

1974 – O presidente Ernesto Geisel aprova a delimitação de uma área para as instalações administrativas da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, no Paraná.

1974 – Passa a funcionar a primeira linha de metrô brasileira com sete quilômetros, que ligaram as estações Jabaquara e Vila Mariana, em São Paulo.

1977 – Morre María Callas, cantora de ópera norte-americana, de origem grega.

1978 – Sessenta mil pessoas morrem no Irã devido a um terremoto.

1986 – Morrem 177 trabalhadores asfixiados e 235 ficam feridos em um incêndio ocorrido em uma mina de ouro na África do Sul.

1995 – Primeira visita oficial de um papa à África do Sul. João Paulo II é recebido pelo presidente Nelson Mandela.

1998 – A organização terrorista ETA anuncia sua primeira trégua total, indefinida e unilateral em mais de 30 anos, porém não entrega as armas.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *