Cabine Histórica: Viagem ao passado do 08 de Agosto – Criado o Balão de ar!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do 08 de Agosto – Criado o Balão de ar!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 8 de agosto de  de 1709, quando o padre português Bartolomeu Lourenço de Gusmão terminava uma série de cinco experiências com pequenos balões construídos por ele, conduzida perante a corte portuguesa. Nas três primeiras, o balão se queimou. Contudo, nas duas últimas, o invento subiu e pousou lentamente. No dia da última experiência, em 8 de agosto, na Sala das Audiências, no interior do Palácio Real, o globo subiu até o teto do recinto, ficou demoradamente no ar e desceu com suavidade.

Um pouco depois de ter apresentando o invento à corte, no dia 3 de outubro de 1709, ele fez nova demonstração do invento. O equipamento era maior que os anteriores, contudo ainda não era capaz de carregar um homem. A experiência foi um sucesso absoluto: o aeróstato subiu alto, flutuou por um tempo não medido e pousou tranquilamente.

Infelizmente, estas demonstrações não foram suficientes para a popularização do invento. Os pequenos balões não foram vistos, naquela época, como uma  inovação importante ou útil, já que eram levados pelo vento e não havia como controlá-los. Além disso, eram considerados perigosos pelo risco de provocarem incêndios. Desta maneira, ninguém se aventurou a construir um modelo tripulável.

Anos depois, por diferentes motivos, o padre Bartolomeu de Gusmão acabou perseguido pela Inquisição e fugiu para a Espanha, em 1724, com o objetivo de chegar à Inglaterra. Mais tarde, seu irmão mais novo disse que Bartolomeu de Gusmão teria se convertido ao judaísmo, em 1722, depois de passar por uma crise religiosa.

Em Toledo, na Espanha, Bartolomeu ficou doente e morreu no dia 18 de novembro de 1724, aos 38 anos. Ele se transformou em um dos personagens centrais de Memorial do Convento, romance de José Saramago.

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1549 – A França declara guerra à Inglaterra.

1588 – Fim da batalha da “Armada Invencível”, com a derrota dos navios espanhóis para as tropas inglesas comandadas por sir Francis Drake.

1774 – O piloto espanhol Juan Pérez, que comandava a fragata “Santiago”, descobre na costa ocidental do Canadá a ilha que se chamou Quadra, hoje Vancouver.

1788 – Rendição de Luis 16 da França e convocação dos Estados Gerais para o primeiro de maio de 1789.

1816 – O patriota colombiano Custodio García Rovira é fuzilado durante o “regime do terror” imposto em Nova Granada pelo general Pablo Morillo, para sufocar tentativas de independência.

1845 – O parlamento britânico aprova a lei Aberdeen, para a repressão ao tráfico de escravos, procurando atingir principalmente o Brasil.

1863 – Começa a derrubada das muralhas de Havana para a ampliação da cidade.

1864 – Criação da Cruz Vermelha.

1875 – Nascimento do ex-presidente brasileiro Arthur Bernardes.

1883 – Nasce Emiliano Zapata, revolucionário mexicano.

1908 – Os aviadores norte-americanos Irmãos Wright atravessam pela primeira vez o espaço aéreo europeu, no hipódromo de Hunaudaire, e conseguem voar durante um minuto e 45 segundos, a dez metros de altura.

1919 – Tratado de Rawalpindi, que põe fim à terceira guerra do Afeganistão.

1925 – O primeiro congresso nacional da Ku Klux Klan é realizado em Washington.

1927 – A ponte da Paz sobre o rio Niágara, que une as cidades de Buffalo (EUA) e Fort Erie (Canadá), é inaugurada.

1929 – Explode na Colômbia um movimento revolucionário: graves conflitos em Cartagena e Tolima.

1933 – A multidão que pretendia se manifestar contra a ditadura do general Machado em Havana é dispersada a tiros pela polícia e pelo exército, deixando um saldo de 30 mortos e mais de 200 feridos.

1933 – Primeiro Grande Prêmio no Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro.

1937 – Nasce Dustin Hoffman, ator norte-americano.

1940 – O governo britânico firma um tratado de cooperação com o movimento da França Livre do general De Gaulle.

1940 – A Alemanha dá início a bombardeios concentrados na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial.

1945 – Segunda Guerra Mundial: a URSS declara guerra ao Japão.

1945 – Representantes das quatro potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial aprovam, em Londres, a criação de um tribunal internacional de guerra para julgar os criminosos nazistas. Os julgamentos no Tribunal de Nurembergue contra 22 indiciados terminam em agosto de 1946.

1949 – O Conselho Europeu admite como novos membros a Turquia, a Grécia e a Islândia.

1954 – Nasce Nigel Mansell, piloto britânico de Fórmula-1.

1956 – Zarpa pela primeira vez no Japão o maior petroleiro do mundo, de 84.730 toneladas e 340 metros de comprimento.

1958 – Salvador Dalí e Gala Eluard, sua musa inspiradora, se casam.

1959 – Inundação da Ilha de Formosa (Taiwan): mais de dois mil mortos.

1960 – A empresa farmacêutica norte-americana G.D. Searle Drug lança no mercado o produto Enovoid, a pílula anticoncepcional.

1963 – Uma gangue, armada apenas de cassetetes, rouba dois milhões de libras esterlinas do trem pagador que ia da Escócia para a Inglaterra, naquele que ficou conhecido como “o roubo do século”.

1964 – Aviões turcos atacam o Chipre.

1974 – Renúnica do presidente norte-americano Richard Nixon, provocada pelo “escândalo Watergate”. Nixon é substituído pelo vice-presidente Gerald Ford.

1983 – Golpe de Estado na Guatemala: o ministro de Defesa, Oscar Mejía Víctores, toma o poder, em substituição ao presidente, general Efrain Ríos Montt.

1987 – Celebração do primeiro centenário da Liga de futebol inglesa, a mais antiga do mundo, com uma partida de exibição em Wembley entre Inglaterra e um combinado estrangeiro.

1988 – Irã e Iraque assinam um cessar-fogo para o dia 20 de agosto daquele ano.

1988 – Morre Robert Ricci, empresário francês de moda.

1989 – A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) cria sua moeda nacional, a libra palestina.

1990 – O Iraque anexa formalmente o Kuwait. A Grã-Bretanha ordena a colocação de suas tropas aéreas e navais no Golfo Pérsico a pedido do rei Fahad da Arábia Saudita.

1991 – Navio com mais de dez mil albaneses atravessa o bloqueio naval italiano e chega ao porto de Bari.

1998 – Forças do talibã entram em Mazar-e-Sharif, a última das principais cidades afegãs que não estavam sob seu controle.

1999 – O líder da Autoridade Nacional Palestina, Yaser Arafat, aprova o plano de paz do primeiro ministro israelense, Ehud Barak, para recomeçar a aplicação do acordo de Wye Plantation.

1999 – A Corte Suprema do Chile ratifica a perda da imunidade parlamentar de Augusto Pinochet.

2000 – Uma bomba explode em uma passagem subterrânea central de Moscou e deixa 19 mortos e uma centena de feridos.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >>  Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

 

  • Augusto

    Tinha que ser um padre mesmo para voar de balão.

    • Padres já vem de histórias antigas com balões, e o mais invocado é que um não tem nada a ver com o outro!..rs