Cabine Histórica: Fatos históricos do dia 24 de Abril – Projeto Genoma!

Cabine Histórica: Fatos históricos do dia 24 de Abril – Projeto Genoma!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 24 de abril de 2003 quando foi apresentado o Projeto do Genoma Humano.

Trata-se de uma investigação científica internacional, cujo objetivo fundamental era determinar a sequência que compõe o ADN e identificar e cartografar os cerca de 20.000 e 25.000 genes de um ponto de vista físico e funcional.

O projeto Genoma Humano começou como uma iniciativa do setor público, tendo a liderança de James Watson, na época chefe dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH). Numerosas escolas, universidades e laboratórios participam do projeto.

O genoma traz codificado no DNA dos seus 46 cromossomos as instruções que irão afetar, não apenas sua estrutura, seu tamanho, sua cor e outros atributos físicos, como também sua inteligência, sua suscetibilidade a doenças, seu tempo de vida e até alguns aspectos de seu comportamento.

O padrão genético do ser humano contém aproximadamente 3 bilhões de pares de bases químicas. Decifrar o código genético é compreender as dezenas de milhares de genes que compõem o DNA humano, tarefa que necessita de muitos pesquisadores empenhados, auxiliados por máquinas de última geração – o que implica, também, recursos financeiros.

A grande meta do Projeto Genoma Humano é compreender esses mecanismos, inclusive o de doenças, para que se possa aplicar tecnologia para alterar certas instruções com vistas a garantir uma melhoria na qualidade de vida do organismo.
O Projeto Genoma Humano é um empreendimento internacional, iniciado formalmente em 1990 e projetado para durar 15 anos, com o objetivo de identificar e fazer o mapeamento dos genes existentes no DNA das células do corpo humano, determinar as sequências dos 3 bilhões de bases químicas que compõem o DNA humano e armazenar essas informações em bancos de dados acessíveis.

Paralelamente, são feitos estudos acerca do genoma de outros seres, principalmente micro-organismos (recentemente foi publicado estudos acerca do genoma do ornitorrinco). Essa linha de pesquisa é uma forma de descobrir semelhanças e facilitar o estudo em questão, considerando aspectos e mecanismos evolutivos – além de integrar outros pesquisadores e estudos que, juntos, podem ser esclarecedores.

Para o mapeamento, são feitos diagramas descritivos de cada cromossomo humano, dividindo-os em fragmentos menores, ordenando em suas respectivas posições nos cromossomos. O passo seguinte é determinar a sequência das bases de cada um dos fragmentos ordenados, a fim de descobrir todos os genes na sequência do DNA e desenvolver meios de usar esta informação para estudo da biologia e da medicina. Um mapa genômico descreve, ainda, a ordem dos marcadores e o espaçamento entre eles, em cada cromossomo.

As informações detalhadas sobre o DNA e o mapeamento genético dos organismos devem revolucionar as explorações biológicas que serão feitas em seguida, podendo causar muitas surpresas!

A informação do genoma é armazenada nos 23 pares de cromossomas dos seres humanos. A dita informação comporta cada função metabólica, estrutural ou enzimática, assim como cada tecido, órgão, etc.

O projeto, que começou em 1990, contava com um financiamento de 90.000 milhões de dólares com James D. Watson como diretor da equipe.

O trabalho serviu para identificar inúmeras doenças e ajudar a resolver problemas médicos do ponto de vista genético.

Um filme de ficção cientifica que falou da importancia do genoma humano bem antes do mesmo ser apresentado foi:

Gattaga – Experiêcia Genéfica (1997) 

Filme com Ethan Hawke e Uma Thurman altamente recomendado!

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1704 – Surge o primeiro periódico publicado nos Estados Unidos, o Boston Letters.

1799 – A Assembléia Nacional Francesa deixa a cargo do engenheiro Etienne Lenoir a construção de um protótipo de platina com duas marcas paralelas, com distância de um metro entre elas. As barras serviriam como rRedação Terrarência para unidade da longitude.

1800 – É fundada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

1817 – O barão Carlos Federico von Drais apresenta, em Karlsruhe (Alemanha), o primeiro protótipo do que hoje é uma bicicleta.

1824 – As Províncias Unidas da América Central (Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica) declaram a abolição a escravidão.

1834 – A guerra civil no Peru chega ao fim com a vitória de Luis J. Orbegozo sobre Maquinhucayo.

1854 – O imperador Francisco José da Áustria casa com Elizabeth de Wittelsbach, a famosa Sissi.

1857 – O Teatro Colon é inaugurado em Buenos Aires.

1875 – Nasce Javier Maggiolo, pintor argentino.

1904 – Nasce Willen de Kooning, pintor norte-americano.

1916 – Uma rebelião de irlandeses se manifesta em Dublin contra a autoridade britânica.

1918 – Primera Guerra Mundial: Primeira batalha na história de carros blindados, entre três tanques ingleses e três alemães no norte da França.

1919 – Nasce Clafcos Clerides, presidente da República de Chipre.

1930 – Nasce José Sarney, presidente do Brasil de 1985 a 1990.

1934 – Pela primeira vez, desde sua abertura, o Canal do Panamá é fechado durante 24 horas para dar passagem aos 111 navios da esquadra norte-americana.

1934 – Nasce Shirley McLaine, atriz norte-americana.

1942 – Nasce Barbra Streisand, cantora e atriz norte-americana.

1948 – José Figueres Ferrer, chRedação Terra do partido social-democrata da Costa Rica, se incorpora ao governo formado por Santos León Herrera.

1949 – As tropas comunistas chinesas entram em Nanquim.

1950 – O governo da Jordânia anuncia a anexação da Palestina árabe ao país.

1952 – Nasce Jean Paul Gaultier, especialista em moda francês.

1965 – Os cadáveres do líder da oposição portuguesa, Humberto Delgado, e de seu secretário são encontrados por um pastor perto de Badajoz (Espanha).

1970 – Três guarda-costas haitianos bombardeiam o Haiti e se refugiam na base norte-americana de Guantánamo (Cuba).

1981 – O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, aumenta o embargo do trigo imposto à então União Soviética.

1984 – A polícia dominicana sufoca violentamente manifestações populares contra a alta subida dos preços, de 300%, dos produtos alimentícios essenciais.

1986 – Morre Wallis Simpson, Duquesa de Windsor.

1994 – Armando Calderón vence as eleições presidenciais de El Salvador, com 68% dos votos.

1996 – O Conselho Nacional Palestino aprova a modificação dos artigos da Constituição favoráveis à destruição do Estado de Israel e que são contraditórios aos acordos de paz. O Partido Laborista Israelense elimina a cláusula que se opóia na criação de um Estado Palestino.

1999 – A OTAN celebra, em Washington, seu 50° aniversário.

2000 – O escritor chileno Jorge Edwards recebe o Prêmio Cervantes.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Fonte:

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page no facebook do cabine > http://migre.me/bzzbE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *