Cabine Histórica: Fatos históricos do dia 17 de Abril – Franklin Falece…

Cabine Histórica: Fatos históricos do dia 17 de Abril – Franklin Falece…

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 17 de abril de 1790 quando morria, na Filadélfia, Benjamin Franklin, jornalista, escritor, diplomata, inventor e político. Nascido no dia 17 de janeiro de 1706, em Boston, ele ainda ficou conhecido por suas experiências com a eletricidade e também por ter sido um dos líderes da Revolução Americana. Também ganhou fama de estadista por seus serviços diplomáticos, atuando no diálogo entre as colônias com a Grã-Bretanha e mais tarde com a Rússia.

Benjamin Franklin foi um homem de variados ofícios. Nasceu em Boston, e ao longo da sua vida foi jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor.

Foi também um dos líderes da Revolução Americana, e é muito conhecido pelas suas muitas citações e pelas experiências que realizou com a eletricidade.
Um homem religioso, calvinista, é ao mesmo tempo uma figura representativa do Iluminismo.

O seu pai, Josiah Franklin, era comerciante de velas de cera, e casou duas vezes. Benjamin foi o décimo quinto filho de vinte, nascidos dos dois casamentos.

Deixou os estudos aos dez anos de idade e aos doze começou a trabalhar como aprendiz do seu irmão, James, um impressor que publicava um jornal chamado “New England Courant”. Tornou-se um contribuidor desta publicação e foi por algum tempo o seu editor nominal. Os irmãos tiveram uma discussão e Benjamin fugiu para Filadélfia, em Outubro de 1723.

Trabalhou em várias tipografias, mudando de cidade, até que um mercador chamado Thomas Denham o fez regressar a Filadélfia, dando-lhe uma posição na sua empresa.

Em 1732 começou a publicar o famoso Almanaque do Pobre Ricardo (Poor Richard’s Almanac), no qual se baseia uma boa parte da sua reputação popular nos EUA.

Alguns dos Provérbios deste almanaque, são hoje muito conhecidos, como:

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.

Franklin e muitos outros membros da associação filosófica juntaram os seus recursos em 1731 e iniciaram a primeira biblioteca pública de Filadélfia. Os sucessos desta empreitada encorajaram a abertura de bibliotecas noutras cidades americanas.

Em 1758, imprimiu O sermão do pai Abraão, hoje considerado como o texto mais famoso da literatura produzida na América dos tempos coloniais.
Entretanto, Franklin preocupava-se cada vez mais com os assuntos públicos. Fundou a Universidade de Nova York. Fundou a sociedade filosófica americana, com o fim de fomentar a comunicação das descobertas entre os homens da ciência.
Teria nesta altura já iniciado pesquisas sobre estática.

Num espaço de poucos anos ele fez descobertas sobre a eletricidade que lhe trouxeram uma reputação internacional. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os raios são um fenómeno de natureza elétrica.

Franklin tornou esta teoria inesquecível através da experiência extremamente perigosa de fazer voar um papagaio durante uma trovoada, a 1 de Outubro de 1752. Franklin, nos seus apontamentos, demonstra que estava consciente dos perigos e dos modos alternativos de demonstrar que o trovão era elétrico. Se Franklin fez a experiência, não a fez da forma descrita (porque, dessa forma, ela teria sido fatal). As invenções de Franklin incluíram o pára-raios, o aquecedor de Franklin – franklin stove (um aquecedor a lenha que se tornou muito popular, debitando uma corrente de ar diretamente na área a aquecer) e as lentes bifocais.
Franklin estabeleceu duas áreas de estudo importantes das ciências naturais: eletricidade e meteorologia. Na sua obra clássica A história das teorias da eletricidade e do Éter, Sir Edmund Whittaker refere-se à inferência de Franklin de que quando se esfrega uma substância não se cria nenhuma carga elétrica, mas esta é apenas transferida, de modo que “a quantidade total em qualquer sistema isolado é invariável”.

Este princípio é hoje conhecido como o “princípio da conservação da carga”.

Quer saber mais sobre Franklin?

Assistam ao Seriado >  Benjamin Franklin: http://www.imdb.com/title/tt0348896/

E Joguem ao Game > Assassins Creed 3, com participação especial dele: http://www.imdb.com/title/tt2175563/

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1535 – Antônio de Mendoza é nomeado o primeiro rei da Nova Espanha, no México.

1582 – Hernando de Lerma funda a cidade argentina de São Felipe de Lerma, atual Salta.

1797 – Uma frota inglesa, defendida pelo governador General Ramon de Castro, ataca São João de Porto Rico, com intenção de conquistar a ilha.

1897 – A Turquia declara guerra contra a Grécia.

1898 – Guerra de Cuba: o Senado dos Estados Unidos proclama a independência da ilha de Cuba por 67 votos contra 21.

1925 – O general Gerardo Machado é eleito presidente de Cuba pelo Parlamento.

1989 – Os uruguaios legitimam, com 57,22% de votos, a lei que perdoa os militares da ditadura.

1919 – A Assembléia Nacional Francesa aprova a jornada de trabalho de oito horas.

1923 – O XII Congreso do Paritdo Comunista da União Soviética é aberto. Stalin e a direção do partido são muito criticados.

1931 – O Partido Comunista Brasileiro convoca os trabalhadores a fazer a marcha da fome, no Rio de Janeiro. A polícia, chefiada por Batista Luzardo, proibe a manifestação e reprime grupos de operários.

1934 – Leon Tróstki é expulso da França.

1941 – Segunda Guerra Mundial: a Iugoslávia se rende perante os ataques da Alemanha.

1941 – As tropas britânicas entram no Iraque.

1943 – Hitler exige que a Hungria prenda todos os judeus do país.

1943 – Na cidade do México, Jacques Monard é sentenciado a 20 anos de prisão pelo assassinato de Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa de 1917 que se exilou no México.

1956 – Os Estados Unidos apresentam o avião Lockheed F-104 Starfighter, que possui velocidade dobrada e pode transportar armas atômicas.

1958 – A Exposição Universal, inspirada nos acontecimentos científicos, é inaugurada em Bruxelas. Participam da exposição 51 nações e várias organizações internacionais.

1961 – Cerca de 1,4 mil exilados cubanos nos Estados Unidos desembarcam na baía de Cochinos (Cuba), em uma tentativa frustrada de derrotar Fidel Castro.

1965 – Numa das maiores manifestações contra a guerra do Vietnam, 15 mil jovens norte-americanos participam de um protesto em Washington.
– O ex-beatle Paul McCartney lança seu primeiro disco solo depois da separação do grupo.

1975 – As forças comunistas do Exército Vermelho entram em Pnom-Penh, a capital de Camboja.

1983 – Um incidente diplomático retém por 50 dias no Brasil 4 aviões líbios com armas para a Nicarágua.

1986 – Três reféns britânicos, seqüestrados no Líbano, são assassinados, como forma de represália pela utilização de bases aéreas britânicas pelas forças dos Estados Unidos que bombardearam a Líbia.

1987 – Após uma tentativa frustrada de golpe de Estado contra o governo das Filipinas, uma pessoa morreu e três ficaram feridas.

1996 – Em confronto com a polícia, 19 trabalhadores sem-terra foram mortos em Eldorado dos Carajás, no Pará.

1997 – A Marcha dos Sem-Terra chega à Brasília.

Fonte:

History Channel
Redação Terra

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page no facebook do cabine > http://migre.me/bzzbE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *