Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 12 de Outubro – Luciano Pavarotti!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 12 de Outubro – Luciano Pavarotti!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 12 de outubro de 1935 quando nascia aquele que foi reconhecido por ter popularizado a ópera, o tenor lírico Luciano Pavarotti nascia em Módena, na Itália. Grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, ele também fez duetos com artistas “pop” como Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Ricky Martin, Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, Queen, Céline Dion, Eros Ramazzotti, U2 e Roberto Carlos.

Dono de uma voz inconfundível e de uma figura carismática, o tenor italiano Luciano Pavarotti conquistou multidões e ganhou respeito internacional. Apresentou-se não apenas ao lado de grandes tenores como Plácido Domingo e José Carreras, mas de astros pop como Bono Vox da banda irlandesa U2. No Brasil, fez parceria com Roberto Carlos.

Filho de um padeiro, Pavarotti nasceu na cidade de Modena. Interessava-se tanto pela música como pelo futebol, mas o primeiro lugar em um concurso de canto o levou a escolher a carreira que o tornou célebre.

O tenor fez sua estréia em La Bohème, de Puccini, em Reggio Emilia, na Itália, em 1961. Em Milão, em 1966 estreou no Teatro alla Scala com La bohème. A sua consagração nos Estados Unidos veio quando interpretou Toni em La Fille du Regiment, de Donizetti, no Metropolitan Opera, em Nova York, em 1972.

No início da década de 1980, lançou The Pavarotti International Voice Competition para jovens cantores, concurso que manteve no decorrer dos anos.

Junto com os amigos Plácido Domingo e José Carreras formou os Três Tenores, trio que se apresentou em mais de 30 concertos de 1990 a 2003. Eles cantaram juntos em quatro partidas finais da Copa do Mundo, em Roma (1990), Los Angeles (1994), Paris (1998) e Yokohama (2002).

Às vezes criticado por seus megaconcertos, apresentou-se no Hyde Park em Londres e no Central Park de Nova York onde foi ouvido por mais de 500.000 pessoas. Pavarotti tem duas entradas no livro dos recordes: o maior número de chamadas ao palco – 165 – e o álbum de música clássica mais vendido – In Concert de Os Três Tenores.

Sua última turnê foi em 2004, aos 69 anos. Em 10 de Fevereiro de 2006, Pavarotti cantou “Nessun Dorma” na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim. Em julho do mesmo ano descobriu um tumor no pâncreas e anunciou que pretendia voltar a se apresentar em 2007.

Pavarotti se casou pela primeira vez em 1960 com Ardua Veroni, mãe de três de suas filhas e de quem se divorciou em 1995. Em 2003, teve uma quarta filha, Alicia, com sua nova companheira, Nicoleta Mantovani, trinta anos mais nova. Eles se casaram em dezembro do mesmo ano.

O tenor faleceu aos 71 anos deixando quatro filhas e uma fortuna de mais de 200 milhões de euros.

Sua posição como tenor lírico ícone de sua geração aconteceu entre 1966 e 1972, durante suas performances no Teatro alla Scala de Milão e em outras casas de ópera italianas. Ficou bastante popular entre o público na Copa do Mundo de 1990 na Itália, com performances da ária “Nessun Dorma”, da ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Ele realizou a apresentação ao lado dos tenores e amigos Plácido Domingo e José Carreras. Sua última performance em uma ópera, no Metropolitan Opera, foi em março de 2004.

Sua última aparição em um palco foi na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, em 2006, quando cantou pela última vez “Nessun Dorma” e recebeu aplausos calorosos de milhares de pessoas. No dia 6 de setembro de 2007, ele morreu em sua casa, em Módena, vítima de um câncer no pâncreas, aos 71 anos.

Abaixo o documentario de Luciano Pavarotti:

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1492 – O navegador Cristóvão Colombo desembarca em San Salvador, nas Bahamas. O fato fica marcado como o descobrimento da América.
1811 – Argentina reconhece a independência do Paraguai.
1813 – Paraguai se constitui em república independente, rompendo definitivamente com Espanha e Argentina.
1825 – Na batalha de Sarandi, no Uruguai, vitória dos uruguaios sobre os brasileiros.
1910 – Encontrado na catedral de Aquisgrán o sarcófago com os restos mortais do imperador Otón III que viveu entre 983 e 1002.
1911 – Um terremoto no México mata 700 pessoas.
1918 – A epidemia da gripe espanhola, que já havia se espalhado nos Estados Unidos atinge o auge no Brasil.
1929 – Inaugurado o serviço telefônico entre Espanha, Uruguai e Argentina.
1931 – A estátua do Cristo Redentor é inaugurada no Corcovado, no Rio de Janeiro.
1931 – Jorge Amado lança seu primeiro romance, “O país do Carnaval”.
1935 – Nasce Luciano Pavarotti, tenor italiano.
1943 – Segunda Guerra Mundial: o governo italiano declara guerra à Alemanha.
1949 – Nasce o venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, conhecido por “Carlos, o Chacal”.
1968 – A polícia invade um sítio em Ibiúna, interior de São Paulo, onde estava sendo realizado um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes.
1968 – Abertura dos XIX Jogos Olímpicos, no México.
1972 – O programa infantil Vila Sésamo estréia na tevê brasileira.
1984 – Atentado do grupo terrorista IRA contra a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, no Grand Hotel Brighton, em Londres. Ela escapa sem ferimentos.
1987 – Nas ruas de Washington, nos Estados Unidos, uma marcha pelos direitos civis reúne cerca de 200 mil gays, lésbicas e simpatizantes.
1992 – Um terremoto sacode o Cairo e causa a morte de 552 pessoas, além de graves danos materiais.
1992 – O papa João Paulo II celebra o quinto centenário de evangelização da América.
1997 – Fidel Castro, presidente de Cuba desde 1959 anuncia que seu irmão Raul será o seu sucessor.
1999 – Golpe de Estado no Paquistão, liderado por Pervez Musharraf.
1999 – Nasce o indivíduo seis bilhões do planeta Terra.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *