Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 04 de Outubro – Janis Joplin!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 04 de Outubro – Janis Joplin!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 04 de Outubro de 1970,quando  morria a cantora norte-americana Janis Joplin, aos 27 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nascida em Port Arthur, no Texas, ela saiu de casa aos 17 anos e começou a cantar em Austin, também no Texas, e depois em Los Angeles. Integrante da banda Big Brother and the Holding Company, de São Francisco (1966), rapidamente ela chegou à fama por conta de sua performance poderosa e apaixonada como cantora de blues. O álbum Cheap Thrills (1968) contém algumas de suas gravações mais conhecidas. Depois que deixou a banda, ela continuou a cantar sucessos, incluindo Me and Bobby McGee. Meses antes de morrer por overdose de heroína, Janis Joplin esteve no Brasil, em fevereiro. Sua permanência no país foi turbulenta, com topless em Copacabana, muita bebida e uma expulsão do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina.

Janis Joplin teve uma carreira apaixonada e rápida.

A cantora Janis Joplin teve sua vida interrompida por sua morte aos 27 anos. Nascida no Texas em janeiro de 1943, cresceu ouvindo Bessie Smith e Leadbelly e começou a cantar country e blues na década de 60.

Foi por volta de 1966 que tornou-se vocalista de uma banda, Big Brother and the Holding Company, formada por Sam Andrew e James Gurley comandando as guitarras, Pete Albin no baixo e David Getz na bateria. A banda assinou um contrato com a Mainstream Records.

No festival de Monterrey de 1967 a atuação de Janis Joplin contagiou a platéia, principalmente por sua versão de “Summer Time”. Além do enorme sucesso, essa apresentação rendeu ainda a entrada numa gravadora maior, a Columbia Records.

A crítica também ficou impressionada com aquela voz rouca e a performance sensual da moça, que cantava blues com nenhuma cantora branca havia feito até então. No ano seguinte a banda lançou o álbum “Cheap Thrills”, que foi um recorde de vendas.

Janis Joplin iniciou sua carreira solo em 1969. A rapidez com que ficou famosa talvez tenha sido um tanto violenta para uma personalidade tão instável. Janis passava da euforia ao desespero, bebia demais e usava heroína. Chegou a ser processada por dizer palavrões em um de seus shows.

Em 1970 veio o “Pearl” (seu apelido entre os amigos). Dias depois das gravações, Janis foi encontrada morta, num quarto de hotel em Hollywood, devido a uma overdose de heroína. Pearl saiu com duas faixas a menos que o previsto, foram lançados vários álbuns póstumos (coletâneas) e em 1973 foi gravado um documentário, intitulado simplesmente Janis.

Em 2003, ano em que Janis Joplin completaria 60 anos, chega às lojas a coletânea “Essential Janis Joplin” e estréia o musical “Love, Janis”, supervisionado pela irmã Laura Joplin.

Um filme sobre a trajetória da cantora começou a ser rodado em 2005 e deve contar com a participação da atriz Reneé Zellweger no papel principal. O longa, intitulado “Piece Of My Heart”, contará a trajetória musical de Janis Joplin.

Sobre a morte de Janis joplin:

Em 4 de outubro de 1970, o corpo de Janis Joplin foi encontrado num quarto do Hotel Landmark, em Hollywood, com picadas de agulha recentes, no braço.

A causa de sua morte foi dada como overdose acidental de heroína. O LP póstumo Pearl (#1,1971) homenageou-a com a canção “Me and Bobby McGee” de seu amado Kris Kristofferson, e foi lançado com a faixa “Buried Alive in the Blues” sem o vocal de Joplin, que morreu antes de fazê-lo.

O filme The Rose, de 1979, estrelado por Bette Midler, foi um relato levemente disfarçado da carreira de Janis Joplin. Ela também tem sido tema de várias biografias, incluindo Love, Janis, escrita por sua psicoterapeuta e irmã Laura.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1501 – A expedição comandada pelo navegador Américo Vespúcio chegou à foz de um enorme rio. Os exploradores o batizaram de Rio São Francisco, já que era dia do santo.
1669 – Morre Fallece Harmenszoon van Rijn Rembrandt, pintor holandês.
1824 – O congresso do México promulga a constituição federal, que divide o país em 19 Estados e 4 territórios.
1878 – Nasce o mexicano Doroteo Arango, conhecido como Pancho Villa.
1910 – O rei Manuel II, de Portugal, foge para a Inglaterra por causa da Revolução de Lisboa. Portugal torna-se uma república.
1924 – Nasce Charlton Heston, ator norte-americano.
1930 – O governo provisório de Bruxelas declara a independência da Bélgica, que se separou da Holanda. Nove anos mais tarde é que o governo de Haia reconheceu a Bélgica como país independente.
1940 – Segunda Guerra Mundial. Hitler e Mussolini se encontram no Passo de Brenner.
1942 – Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 4.791, institui o Cruzeiro como unidade monetária brasileira.
1945 – O general McArthur, comandante das forças norte-americanas no Japão, proclama a lei de liberdades civis no país.
1957 – A URSS coloca pela primeira vez na órbita terrestre um satélite artificial chamado Sputnik I.
1960 – Estados Unidos lança ao espaço o Courrier IB, primeiro satélite ativo de telecomunicações.
1970 – Emerson Fitipaldi alcança sua primeira vitória na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
1977 – Indira Gandhi, ex-primeira ministra da Índia, é solta 24 horas depois da sua prisão. Ela voltaria ao poder em 1980.
1985 – Morrem 34 presos no Peru em motim promovido pela organização guerrilheira Sendero Luminoso.
1987 – Alberto Dória, presidente da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, é morto com quatro tiros.
1988 – A Anistia Internacional expõe um informe no 40º aniversário da declaração universal dos Direitos Humanos, que confirma o lamentável panorama mundial sobre estes direitos.
1989 – O empresário Luís Salles é libertado depois de ter passado 65 dias seqüestrado. A família pagou um resgate de 2,5 milhões de dólares.
1991 – Os delegados de 30 países fecham acordo em Madri, o acordo que define a Antártica como reserva natural para a paz e a ciêmncia. Também é proibida a exploração durante 50 anos.
1994 – Um terremoto de 8,2 pontos na escala Richter atinge o Japão, provocando ondas enormes, inundações e mortes no litoral.
1994 – Cientistas anunciam a descoberta, na ilha do Cajual, no Maranhão, do maior número de fósseis de dinossauros já encontrados no Brasil.
1994 – O governo da Ucrânia aceita um plano internacional para fechar a usina de Chernobyl, que em 1986 provocou o maior acidente nuclear da história.
1994 – Estados Unidos e China definem acordo em Washington de não proliferação de mísseis.
2001 – Registrado o primeiro caso de antraz nos Estados Unidos. A vítima é Robert Stevens, de 63 anos, editor de fotos do semanário The Sun. Ele morre no dia seguinte.
2001 – Um avião russo com passageiros israelenses cai no Mar Negro derrubado por um míssil de procedência ucraniana.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *