Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Outubro – Monty Python!

Cabine Histórica: Viagem ao passado do dia 05 de Outubro – Monty Python!

Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:

O dia 05 de Outubro de 1969 quando A série de humor britânica Monty Python’s Flying Circus (conhecido apenas como Monty Python) foi ao ar em um dia como este!. Ela teve 45 episódios e foi produzida até 1974. O show tratava das idiossincrasias da vida britânica, especialmente de profissionais, às vezes carregada de conteúdo político. A comédia muitas vezes faz várias referências intelectuais, como filósofos e figuras literárias. A série tem um tipo de humor que é impossível de classificar, o que confere à produção uma característica única.

Os integrantes do Monty Python vieram de ótimas instituições de ensino: Terry Jones e Michael Palin são da Universidade de Oxford; Eric Idle, John Cleese e Graham Chapman frequentaram Cambridge; e Terry Gilliam, nascido nos EUA, fez pós-graduação no Occidental College.

Monty Python ou The Pythons é um grupo de comédia britânico, que foram os criadores e intérpretes da série cômica Monty Python’s Flying Circus, um programa de televisão britânico que foi ao ar pela primeira vez em 5 de outubro de 1969. Como série televisiva, consistiu de 45 episódios divididos em 4 temporadas. Entretanto o fênomeno Python não se limitou a apenas isso, espalhando-se por shows, filmes, programas de rádio e diversos jogos de computador e livros, além de lançar seus seis integrantes ao estrelato.

Sua influência na comédia chegou a ser comparada ao impacto causado na música pelos Beatles.3 4 Enquanto no humor britânico sua presença sempre foi nítida, nos Estados Unidos ela é especialmente evidente em programas de conteúdo absurdo como South Park, Adult Swim, trechos de Late Night with Conan O’Brien, além do programa Saturday Night Live.5 O termo pythonesque, em tradução livre ‘pythonesco’, está em dicionários da língua inglesa para indiciar algo surreal ou absurdo.6

No Brasil uma geração de humoristas e artistas cariocas, como Regina Casé, Luís Fernando Guimarães, Evandro Mesquita, integrantes do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone7 e programas como Casseta e Planeta Urgente! e TV Pirata8 são exemplos do estilo non-sense sob influência do Monty Python. O cartunista Allan Sieber9 e o ator Bruno Mazzeo,10 mais conhecido pelo seu trabalho na série Cilada, também já admitiram gostar do grupo inglês.

Em Portugal, grupos de humoristas como os Gato Fedorento afirmam ser fortemente influenciados pelos Monty Python, no modo como os seus sketches muitas vezes tendem para o absurdo.

O nome Monty Python foi escolhido porque eles o consideraram engraçado. No documentário Live at Aspen, de 1998, o grupo revelou como o nome foi escolhido. Monty veio em tributo a Lord Montgomery, um lendário general britânico da II Guerra Mundial. Python surgiu pois eles decidiram ter uma palavra que também soasse evasiva, e essa pareceu perfeita.

Em uma enquete de 2005 para escolher O Comediante dos Comediantes realizada pela emissora britânica Channel 4, três dos seis integrantes do Monty Python foram incluídos entre os 50 maiores humoristas. Michael Palin ficou em trigésimo, Eric Idle em vigésimo-primeiro e John Cleese em segundo lugar, sendo superado apenas por Peter Cook. Recentemente todos os integrantes do grupo (menos graham chapman pois faleceu em 1989) se juntaram,para fazer um especial com os episodios mais engraçados da série.

Fiquem agora com uma das melhores esquetes de Monty Python:

 

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1582 – O papa Gregório XIII impõe o chamado calendário gregoriano,em substituição ao calendário juliano.
1789 – O povo parisiense invade o Palácio de Versalhes.
1796 – A Espanha declara guerra contra a Inglaterra, por conseqüência do Tratado de Santo Ildefonso, que obrigava os espanhóis a lutara ao lado dos franceses em caso de confronto.
1864 – Nasce Louis Lumiére, inventor francês, considerado um dos pais do cinema.
1897 – A terceira expedição militar enviada a Canudos liquida o arraial liderado por Antônio Conselheiro.
1913 – Primeira travessia aérea do Mediterrâneo: Roland Garros faz um vôo de Frejus, na França a Bizerta.
1943 – II Guerra Mundial: tropas alemãs abandonam a Córsega.
1974 – O americano David Kunst termina a primeira volta ao mundo feita a pé. Ele gastou 21 pares de sapatos e demorou 4 anos para completá-la.
1980 – A atriz Dorinha Durval, que interpretou uma das irmãs Cajazeiras na novela O Bem Amado, mata o marido com três tiros.
1988 – A nova Constituição brasileira é promulgada por Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte.
1988 – O general Augusto Pinochet é derrotado em plebiscito no Chile. Ele estava no poder desde 1973.
1989 – Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama, ganha o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra a China na independência do Tibet.
1994 – Os Estados Unidos proíbem as comunicações telefônicas diretas com Cuba.
1994 – Quarenta e oito integrantes da seita religiosa Ordem da Luz Solar são encontrados mortos na Suíça.
1995 – João Paulo II pede novamente em assembléia geral na ONU, que a organizaçãoo converta-se no “centro de moral” no mundo.
1995 – O poeta irlandês Seamus Heaney recebe o Prêmio Nobel de Literatura.
1998 – China firma o pacto sobre direitos civis e políticos.
1999 – Chechênia entra oficialmente em nova guerra com a Rússia. Tropas regulares chechenas entram em combate.
2000 – Mais de 300 mil pessoas invadem o Parlamento Federal da Iugoslávia e a televisão pública do país, após a decisão do tribunal constitucional de invalidar as eleições presidenciais.

Fonte:

Redação Terra

History Channel

Gostou do Post?

Curta e compartilhe a page >> Cabine do tempo no facebook! e o Twitter do cabine do tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *