Cabine Nostálgica: International Super Star Soccer Deluxe

Cabine Nostálgica: International Super Star Soccer Deluxe

Continuando o post da semana passada sobre “Jogos de Futebol”. Na verdade, o intuito inicial era escrever só sobre esse jogo. Mas então pensei bem e cheguei a conclusão de que falar apenas dele não mostraria pra vocês o valor e a grandiosidade desse nome. Era preciso mostrar um pouco do contexto para podermos imaginar ou lembrar o impacto que foi a chegada desse game.

Ao meu ver esse jogo fez muito mais para a historia do vídeo game do que apenas revolucionar os jogos de futebol. Eu tenho a teoria de que foi esse game que começou a “desnerdinalização” e “desinfantilização” do vídeo game.

Antes dele, a maioria dos jogos nos 8 bits e 16 bits eram para crianças. Um exemplo disso são dois maiores sucessos do mundo dos games: Sonic e Super Mario. Ambos para “crianças”.

Também vejo que, antes desse game, o preconceito com os jogadores de vídeo game era muito maior! Muitos eram chamados de “nerds”, sem vida social ou uma negação em esportes (lógico que há exceções). Eu era e continuo sendo HORROROSO em jogar futebol! Bom, isso é uma viagem minha, pode ser que eu esteja errado. Mas eu sempre achei que existe um preconceito com vídeo game! Um preconceito que vem diminuindo a cada dia, mas ainda vejo que muitas pessoas estranham quando eu, um cara de 27 anos, digo que meu principal hobbie é jogar vídeo game. No entanto eu considero que 3 ou 4 jogos colaboraram com a diminuição desse preconceito! Mais pra frente falarei dos outros…mas hoje eu falarei do :

SSSD

International Super Star Soccer Deluxe

CLÁ CLÁ CLÁ CLÁ CLÁ AHHHHHHHHHHHHH INTERNATIONAL, SUPER STAR SOCCER….DELUXE! AU! AU! Pra quem conhecia o “código Konami”*

Sim, você leu isso com o som, a voz e o ritmo do locutor!

*Código Konami é o que a produtora Konami colocava na maioria dos seus jogos. Assim que a tela inicial de um jogo da Konami começava, bastava você apertar: dois pra cima, dois pra baixo, atrás, frente, atrás, frente, B e A que alguma coisa acontecia! Nesse caso, o juiz e os bandeirinhas viravam cachorros! Um código inútil, porém divertido.

O melhor jogo de futebol lançado até então. Não tem o que dizer. Lançado em 1995 para Snes (no ápice do reinado do FIFA International Soccer) e posteriormente para Mega Drive e Playstation 1 (eu nem sabia que tinha esse game para Ps1), o International Super Star Soccer Deluxe mudou totalmente a ideia de futebol no vídeo game. Além do mais, ele ditou as regras e transformou o futebol eletrônico na maneira como conhecemos hoje.

ISSSD1

Tela inicial

O game é uma continuação do jogo International Super Star Soccer. Na verdade, a franquia começou com o Konami Soccer para MSX em 1985, depois foi lançado o Konami Hyper Soccer em 1991. A diferença entre o ISSSD e o ISSS não é lá muito grande: houve a adição de estádios, uma mudança nos uniformes, algumas seleções novas e a presença do juiz e os auxiliares em campo. Mas por algum motivo a versão Deluxe fez muito mais sucesso na América Latina e no Ocidente do que a primeira versão.

International Superstar Soccer Deluxe-3 menu

Menu principal

O jogo tinha 6 modalidades diferentes:

Open Game – o jogo tradicional, amistoso.

International – Seria como uma copa do mundo

World Series – Seria uma liga internacional

Scenario – Eram cenários divertidíssimos de jogar! Faz referencias a partidas reais de jogos. Eles já tinham o tempo corrido e os times. O jogador tinha que virar o jogo em um pequeno tempo restante.

Penalty Kick – Disputa de Penaltis

Training – Treinos! Muito treinos! Diversos modos de treinos!

ISSS PENALTI

Disputa de penaltis

O jogo tinha o incrível número de 36 seleções divididas por continente e 6 seleções de “melhores jogadores” também divididos entre  regiões do mundo! Os uniformes eram bem parecidos com os uniformes originais dos times!

international-superstar-soccer-deluxe-02

Seleção dos times

A dificuldade do jogo era divida em três níveis: fácil, médio e difícil. O fácil era tranquilo de levar; o médio era BEM disputado; e o difícil, meu amigo, era realmente difícil! Eu nunca conheci alguém que ganhou uma copa do mundo no nível “difícil” nesse jogo! Alias, as copas eram todas complicadas de se jogar! E em uma época em que não tinha salvamento, o jeito era uma tela de password GIGANTESCA! Nesse jogo, eu gastei realmente MUITO papel pra guardar tantos símbolos! O que era inútil por que era tanto símbolo que depois eu não conseguia entender o que eu tinha desenhado!

ISSSD Password

Passwords gigantescos e muitas folhas de papel gastas

Bom… Até ai nada demais impressionante, né? Jogo de futebol, seleções, alguns estádios, juiz e bandeirinhas. Ai vocês me perguntam, o que esse jogo tinha de mais?  Vamos lá:

Imagem e gráficos: A imagem do jogo voltou a ser lateral. O FIFA tinha colocado aquele gráfico meio 3D em diagonal, o ISSSD voltou a ter a tela de lado, com o foco central na bola. Os jogadores eram grandes e com gráficos jamais vistos!

A jogabilidade também era ótima! Você podia dar dribles, lançar a bola em profundidade, cruzar, dar chutão pra frente, dar carrinho e tirar a bola sem falta! A carretilha ficou famosíssima nesse jogo! Todo mundo saia correndo, soltava o L e apertava o A que o boneco dava uma carretilha que deixava o adversário pra traz!

issd11

Camera volta para uma visão lateral, com a bola como centro

Juiz e bandeirinhas: realmente participavam do jogo. As marcações dos bandeirinhas eram efetivas: eles levantavam a bandeira e apontavam para o lugar certo. O juiz/cachorro vinha até você te dar o cartão, não importava a distancia que ele estava.

ISSSD JUIZ

Mesmo como cachorro, o juiz vinha te dar o cartão amarelo

Times: Você realmente se sentia um técnico! Você tinha disponível várias formações diferentes para colocar seu time! 4-4-2, 4-2-4, 3-5-2, 5-4-1…você tinha a liberdade de escalar seu time quase da maneira que quisesse!

Telão: O estádio tinha um telão que mostrava a “emoção” dos jogadores, dependendo do que acontecesse no jogo. Por exemplo: se o jogador fizesse um gol no ultimo minuto, mostrava a cara dele feliz! Se tomasse um cartão vermelho, mostrava a cara dele triste! Se você virasse o jogo, mostrava a comemoração… E assim vai!

ISSS triunfo

O telão mostrava a emoção dos jogadores

Estádios: O jogo tinha 6 estádios diferentes, cada um em uma parte do mundo. Cada estádio tinha sua peculiaridade de tamanho! Havia estádios maiores e menores, tal como a na vida real! Você podia escolher entre jogar na neve, na chuva ou no sol.

Estado físico dos jogadores: Sabe esse papo de “setinha pra cima, setinha pra baixo” que é muito comum pra gente hoje? Então… Começou aqui! Antes não tinha nada disso! O ISSSD foi o primeiro jogo a colocar o estado físico do jogador para você escolher a escalação dele ou não.

SNES_International_Superstar_Soccer_Deluxe_03 jogadores

O condicionamento físico dos jogadores era mostrado via rosto. O rosto ia de roxo muito triste até vermelho muito feliz.

Jogadores clássicos: O ISSSD não tinha os direitos autorais das seleções! Então os nomes foram fictícios e marcaram a nossa geração! Beranco, Pardilla, Gomes, Da Silva, Ferreira era a seleção brasileira!

4 jogadores: você podia jogar com até 4 players ao mesmo tempo! Exatamente! Você podia jogar um 2×2 de futebol!

Criação de um ídolo: Esse jogo criou um dos personagens mais famosos da historia do vídeo game e o mais famoso do futebol eletrônico. Ele, o gênio das 4 linhas: ALLEJO!

allejo (1)

Allejo, dando uma bicicleta

allejo

O craque da camisa 7 !

Print

Até hoje ele é lembrado por gamers de todas as idades

Acho que já deu para ter uma ideia por que esse jogo foi tão famoso né? Gráficos ótimos, som de primeira, mil maneiras de mexer no time, jogar campeonatos, tudo de maneira fácil e extremamente divertida.

Um PLUS na América do Sul foram as modificações: o jogo ganhou INUMERAS versões e até hoje  ganha roms atualizados! O sucesso foi tão grande que ganhamos versões exclusivas! Quem NUNCA jogou “Ronaldinho Soccer 96” ,“Futebol Brasileiro, 97”ou até o “Ronaldinho Campeonato Brasileiro 98” numa mistura de português com espanhol ridícula rs. Até uma versão do campeonato argentino saiu! Alias, o sucesso foi tão grande que frases clássicas do vídeo game são desses jogos: “Ô nô, perigo!”, “Saque do golero”, “Tiro libre!” “Fuerte bomba!” “Cabezada” “Grande Iogada” e “Mêo Tempo!”.

Internetional Super Star Deluxe 04 escanteio

O escanteio era cobrado com uma seta indicando a direção

ISSSD GOAL

E o grito de gol? ” YES, Goal, Goal, GOOOOOAAAAAALLLLL !”

O jogo teve milhões de continuações: International Super Star Soccer 64 e 98 para Nintendo 64. International Super Star Soccer 2000 para Playstation 1. ISS, ISS2 e ISS3 para Ps1 e Ps2. Tivemos os vários ISS Pro, ISS Pro 98, ISS Pro Evolution, ISS Pro Evolution 2 para diversos consoles. E, no final, a franquia virou a tão famosa marca Pro Evolution Soccer que tem versões anuais desde 2002!

Bom acho que deu pra ter uma ideia da história e do impacto do International Super Star Soccer Deluxe, que hoje virou o tão famoso PES que a maioria joga! Ele mudou os jogos de futebol, colaborou com a diminuição do preconceito com os jogos eletrônicos e mostrou que vídeo game não era coisa de criança! Hoje, esta na disputa pau a pau com o FIFA pelos consoles de ultima geração!

Fiquem com um long play do game:

3 comentários sobre “Cabine Nostálgica: International Super Star Soccer Deluxe

  1. Wallace cantidio

    Eu queria saber a tradução só narrador do ISSSD. Tipo. Quando vc da um chute forte, ele fala mais ou menos assim. “Irchrt, ritapombo” parece isso, mas não sei dizer o que é. O outro e quando comeca o jogo e ele diz, ” chica” acho que é isso. Então eu queria saber sobre essa fala dele, vcs podem me ajudar ?

    1. fernando caue

      Po cara, eu realmente não sei das falas. Eu presumo que ele fale “kick off” e nós entedemos “xica”…é tipo EA SPORTS, ITS IN THE GAME que a gene entende outra coisa ta ligado ? eu acho né rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *